quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

RIO AMAZONAS!!!!

   O rio Amazonas, é conhecido por várias características, como, o seu tamanho, sua biodiversidade, etc... mas também é conhecido pelo seu meio de transporte e é sobre esse assunto que iremos abranger.
  A navegação faz parte do cotidiano e é essencial ao modo de vida da população ribeirinha e dos povos indígenas, que têm os recursos da mata e dos rios como fonte da sobrevivência.  
Em média por mês são 400.000(quatrocentos mil) passageiro que utilizam o meio de transporte fluvial no rio Amazonas.
O rio além de ser usado para os turistas para navegarem também é usado para  transportar crianças até suas escolas, médicos até as comunidades isoladas pela as águas e produtos. 
Muitas vezes as viagens de navio são longas, por isso os navios já vem preparados com muitas redes no deck, para as pessoas dormirem; para terem noção como as viagens são extensas, só o norte do Amazonas tem 40mil km de rios navegáveis, o que representa 10 mil Km de rodovias, e é por isso que existem os "mercadores das águas" que são  vendedores de alimentos, que usam os seus barcos para venderem seus produtos à esses navios que faram uma grande viagem.
     Mais do que em qualquer outro canto do país na Amazônia navegar é preciso. 
http://educacao.uol.com.br/geografia/bacia-amazonica.jhtm

   





Nenhum comentário:

Postar um comentário